3 LIVROS PARA LER E RELAXAR DEPOIS DAS PROVAS DO ENEM

em 11 de novembro de 2018

Ocorreu neste domingo a segunda prova do ENEM e depois de realizar a prova pela qual esperamos o ano todo, só queremos relaxar, não é mesmo? Distrair a mente e descansar é uma ótima forma de conter a ansiedade que temos pelos resultados. Por isto, preparamos esta lista com 3 livros que vão ajudar vocês a relaxarem e ainda irão se entreter, conhecendo histórias fantásticas.

AOS DEZESSETE ANOS - AVA DELLAIRA

Aos Dezessete Anos da escritora Ava Dellaira é um livro que traz a história de duas pessoas as 17 anos, da mãe e da filha. Marilyn aos 17 anos foi uma jovem que vivia em uma lar totalmente desequilibrado, já que sua mãe não se preocupava com o que a filha desejava e sim só com seu próprio sonho de fazer da filha uma pessoa famosa e rica. Porém, não era isso que Marylin desejava e por isso, ela sempre teve seu plano de fuga que se realizaria ao ir para a faculdade, no entanto, tudo muda quando ela conhece James, um garoto negro que a encantava e que tinha uma família que realmente o amava. No entanto, mesmo que pareçam terem sido feitos um para o outro, anos se passam e Marilyn está solteira com uma filha que completou 17 anos, Angie.
Mesmo fazendo parte de uma família pequena, só sua mãe e ela, Angie sempre soube o que é ter o amor de uma mãe. Sempre soube o que era ter um lar, entretanto, sempre desejou conhecer mais de suas origens, mais de seu pai, que sua mãe diz ter morrido. Todavia, um dia Angie descobre provas que podem dizer que seu pai está vivo e ansiando por conhecer essa parte sua que desconhece e entender o que aconteceu com a mãe, ela parte ao lado do ex-namorado numa viagem para descobrir mais sobre si, só que o que ela não sabe é que está indo diretamente para o passado de sua mãe e para acontecimentos que a machucam todos os dias.
Este livro além de sensível, fala sobre a importância da família, das diferentes formas que ela é formada e mais que isso, é um livro que conseguem falar sobre temas fortes de uma forma leve, mostrando a verdade existente em cada acontecimento para o leitor.
"Angie olha de relance para sua casa desaparecendo à distância, depois baixa os olhos para a garota na foto com seu pai. A que devia ter acelerado pela noite com as janelas abertas e a música alta, sentindo o cheiro do mar, a que devia conhecer a sensação de liberdade, do ar entrando nos pulmões, da vida, uma nova vida, prestes a começar. A que devia saber como se apaixonar nos aproxima do mundo, como se tudo estivesse ao nosso alcance."

 EXTRAORDINÁRIO - R. J. PALACIO

Vou supor que você já conheça Extraordinário, porque além de ser bem conhecido, já virou filme e simplesmente é extraordinário. Este é o livro que vai acompanhar a história do Auggie que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que impõe com que ele se submeta a várias cirurgias. Passando longe da aparência padrão, Auggie é uma criança que vai ingressar na escola pela primeira vez e sabendo como as pessoas olham diferente para ele, Auggie vai sentir o preconceito e o bullying por parte de crianças, porém, ele também vai fazer amigos e vai aprendendo pelo caminho quem ele é, o quão amorosa é a sua família e como ele pode se amar, porque independente de diferenças, todos são extraordinários. 
Só de falar de Extraordinário, a gente se emociona, isto porque é uma história linda e verdadeira, contada aos olhos de uma criança que sofre dia após dia pela sua aparência, mas mais que isso, Auggie nos ensina a importância de ser gentil.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." 

A GUERRA QUE SALVOU A MINHA VIDA - KIMBERLY BRUBAKER BRADLEY 

Este deve ser um dos livros que mais falei neste ano, isto porque desde que o li, ainda não consegui superar esta história. Não consigo esquecer a história incrível, brilhante e sensível que as páginas deste livro nos traz ao apresentar Ada, nossa protagonista, apenas uma criança, que não se sente ameaçada pela Segunda Guerra Mundial, pois a maior guerra ela vive dentro de sua casa, com uma mãe que além de vergonha da filha por ela ter o pé torto, a humilha, não permite que Ada saia de casa e deixa com que ela rasteje, passando fome e coisas ainda piores. No entanto, quando as crianças estão sendo levadas para não serem atingidas na Guerra, Ada e seu irmão acabam ficando com Susan, uma mulher, solteira, que vai mostrar para Ada, pela primeira vez na vida, o que é receber cuidados e carinho. Que vai mostrar para Ada que ela não é motivo de vergonha. 
De verdade, todas as vezes que releio o livro, eu choro, porque ver toda esta história pelos olhos de uma criança que já sofreu tanto na vida é chocante ao mesmo tempo em que é emocionante.
"Dali em diante, eu me dividiria em "antes de Dunquerque" e "depois de Dunquerque". A ada "depois de Dunquerque" era mais forte e tinha menos medo. Foi horrível, mas eu não desisti. Eu persisti. E venci a batalha." 

VOCÊ FEZ O BASTANTE E VAI FICAR TUDO BEM!

Eu já passei por esse período de provas de vestibulares e ENEM e, você provavelmente também ou está passando. Você provavelmente já passou pela loucura de ter que escolher e decidir algo porque a sociedade diz que é assim que tem que ser feito. Você já deve ter se apavorado de medo ao pensar que não era bom o bastante e que iria decepcionar pessoas importantes para você. Porém, eu digo para você: está tudo bem. 
Está tudo bem estar indeciso, tudo bem não ser o melhor. Tudo está bem. Produzi um vídeo para conversarmos mais sobre isso e para que você consiga relaxar por agora, porque o que você já faz é muita coisa. Então não se cobre muito. Não fique com raiva de você mesmo, pelo contrário, sinta orgulho de si por ter tentado. 

16 comentários:

  1. E o tanto que amei todos os livros que você citou? Todas as histórias me atraíram. Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Gabi

    Aos Dezesste anos quero ler desde que publicaram, eu li Cartas de amor aos mortos da mesma autora e amei tanto a escrita dela, curiosa pra conferir essa nova trama.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Adorei os livros que recomendou. Eu adoro este livro Extraordinário.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2018/11/conheci-pah-do-livros-fuxicos.html?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi
    ótima postagem!
    Tbm fiz a prova e é muito cansativa! Dá pra relaxar sim lendo, especialmente Extraordinário q amo! ♥
    Bjs
    https://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabi! Tudo bem? Adorei as dicas, A guerra que salvou a minha vida é um livro lindo, me emocionou bastante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Gostei das sinopses dos livros.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabs
    Ainda bem que não preciso mais fazer ENEM, amém! Eu só tenho vontade de ler Extraordinário, que por sinal ainda não vi nem o filme. Dezessete anos eu até comecei mas não curti e dei uma pausa, infelizmente.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabi

    Eu fiz o ENEM duas vezes, a última em 2012, e lembro como é cansativo. Mesmo agora, com as provas divididas em dois domingos, continua puxado. É uma prova bem exigente.
    Não li nenhum dos três livros, mas adorei as dicas porque li muitas resenhas e sei que são histórias com belas mensagens. Com certeza eles servem para este propósito.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Gabi.
    Eu não fiz o Enem, mas sei como é dificil e deixa a pessoa esgotada. E frustada também porque acha que podia ter feito melhor. Mas se não der certo tenta o ano que vem porque a vida tem muitos anos pelas frente hehe. Adorei a dica dos livros.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabi,
    Já passei da fase de ENEM faz alguns anos, rs. Mas uma leitura relaxante sempre é uma boa pedida. Sou apaixonada por Extraordinário!!!! *-*
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!
    Extraordinário é realmente uma história pra relaxar e sentir aquele quentinho no coração. Ainda não assisti ao filme, acredita?! Mas amo o livro.
    Da Ava li Cartas de Amor aos Mortos, que me marcou muito. Já leu? Senão, recomendo!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi não fiz o enem, já fiz há alguns bons anos atrás rsrs...
    Dos livros mencionados já li Extraordinários, amo esse livro, é muito fofo, também super indico! Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  13. Acho que eu nunca li nada depois do período do enem. Se não me engano, eu focava em assistir séries ou filmes para me distrair. Mas, gostei muito das sugestões, apesar de eu não fazer mais enem.

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler a guerra que salvou minha vida. Muitos amigos já me indicaram mas ainda não consegui comprar.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️ ..



    Meu Blog: Andressa Alves

    ResponderExcluir
  16. Boas dicas. Extraordinário ainda tem um bônus que além do livro tem o filme e já dá de emendar um no outro.
    Beijos
    https://recolhendopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir



Topo