Nesta lista, trouxemos 4 personagens, independente se é coadjuvante ou protagonista, que não tiveram o reconhecimento merecido pelo público.
LILY | DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES
Assim como eu, muitas pessoas amaram Como eu era antes de você, porém, muitas dessas pessoas simplesmente leram Depois de você já o julgando e muitos acabam desmerecendo a personagem Lily.
É complicado imaginar o que os leitores esperavam da história, afinal, Will estava morto e o segundo livro era para mostrar o que estava acontecendo com a Lou e o que seria dela, então, sim, é claro que a história teria um rumo diferente e com personagens diferentes. Lily não só traz uma essência nova para a história, como consegue trazer inúmeras questões para o leitor, instigando-o. É uma personagem bem realista, que cresceu em um lar desestruturado, onde o dinheiro é a solução para tudo. É uma jovem que comete erros, mas que precisa de ajuda e mesmo que tenha atitudes talvez irritantes, está pedindo ajuda, da mesma forma que acaba ajudando a Lou.
Lily é a responsável por uma das cenas mais emocionantes da história e com certeza é uma personagem que a Jojo soube inserir na história e soube desenvolvê-la. Então, mesmo que muitos não reconheçam, Lily acaba sendo a peça mais importante desta história, porque o surgimento dela pedindo por ajuda, acaba ajudando muitos outros personagens.
ASPEN | A SELEÇÃO - KIERA CASS
Falar de A Seleção causa um certo conflito, afinal, o livro é um verdadeiro Best-Seller e falar sobre Aspen, falar bem do personagem, causa indignação em muitos leitores e isso é frustante. E, infelizmente, isso é resultado de mais um triângulo amoroso mal feito.
O público se dividiu entre Aspen e Maxon e claro, a maioria está ao lado do Maxon, o príncipe, rico e que mesmo sofrendo nas mãos do pai, ainda é capaz de ser leal e amoroso. A própria autora do livro já falou sobre a forma como se frusta ao ver leitores criticando Aspen, sendo que este personagem foi inspirado na paixão que ela sente pelo marido. Aspen é um personagem que traz consigo a realidade de um sistema falho, é um personagem humano, capaz de errar buscando o melhor para sua família, é um personagem que consegue mostrar uma realidade que os outros não tem: a vida não é só viver um romance e ver sua felicidade toda naquilo. Ele mostra a beleza da simplicidade e entrega ao leitor o essencial de uma boa história.
Talvez se não tivesse sido criado em torno de um triângulo amoroso, o público não tivesse se dividido tanto, no entanto, mesmo que isso tenha acontecido, é claro que o público deveria ter visto o personagem como um todo e não como o pretendente da America.
"É que já vi muitas pessoas deixarem o mal ao seu redor torná-las duras e teimosas. No fim das contas, perdem a chance de tornar o mundo um lugar melhor porque só conseguem enxergar o pior." - O Guarda
EADLYN | A HERDEIRA - KIERA CASS
Continuando na série literária da Kiera Cass, vamos agora para uma protagonista realmente interessante e que os leitores não entendem a importância dela. Trazendo uma personagem diferente de America, mesmo sendo sua filha, agora temos uma protagonista que já está do lado de dentro, ela é a futura rainha e que nunca, em toda a sua vida, foi apenas ela mesma, todos vinham antes, seu reino era sempre mais importante.
O público que esperava uma história bem mais focada em um romance, não dá uma chance a uma protagonista que não está preocupada com um casamento porque sabe que não precisa de um rei ao seu lado para governar, ela pode e vai ser a melhor rainha possível. Com uma protagonista empoderada, os leitores criticam a personalidade da personagem e não se preocupam em ver que ela precisa repetir a si mesma o quão "poderosa" é, para acreditar nisso e não decepcionar todos que dependem dela. Nunca foi ela em primeiro lugar e com certeza isso a assusta, mesmo que não possa escolher. Ela é o alicerce de muitos.
Ao contrário dos três primeiros livros, a autora traz uma personagem já com poder e foca mais em questões próprias da personagem, não tornando o romance a felicidade plena dela e isso mostra um crescimento próprio da autora, mas, mais uma vez o público acaba não abraçando a história só porque queria mais do mesmo.
LARA | QUEM É VOCÊ, ALASCA? - JOHN GREEN
Como já podemos ver no nome do livro, a Alasca por ser uma ótima protagonista, ganhou muito destaque entre os leitores, então vemos muitas pessoas falando desta personagem, porém, este livro conta com diversos personagens interessantes e que merecem mais reconhecimento.
Lara é uma dessas personagens muito importantes e que talvez acaba não sendo verdadeiramente reconhecida pelo público. O livro fala muito sobre as primeiras experiências de Miles e Lara é parte fundamental dessas experiências, além de trazer um contraste com Alasca, por ser uma jovem que quer viver e se divertir, e nisso também vemos boa parte das cenas engraçadas do livro, já que a personagem por não estar familiarizada com o lugar e com a língua deles, acaba falando algumas coisas erradas e não só por isso, até porque a personagem em si é engraçada.
Lara é uma dessas personagens muito importantes e que talvez acaba não sendo verdadeiramente reconhecida pelo público. O livro fala muito sobre as primeiras experiências de Miles e Lara é parte fundamental dessas experiências, além de trazer um contraste com Alasca, por ser uma jovem que quer viver e se divertir, e nisso também vemos boa parte das cenas engraçadas do livro, já que a personagem por não estar familiarizada com o lugar e com a língua deles, acaba falando algumas coisas erradas e não só por isso, até porque a personagem em si é engraçada.
Ao trazer um contraste de personalidade, Lara é uma personagem que traz alegria para a história, sendo parte importante tanto para o protagonista como para a história em um todo.
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."Lembrando que este post não é uma crítica aos autores, afinal eles desenvolveram ótimos personagens, só é triste ver que alguns leitores acabam não sabendo reconhecer a importância de cada um deles em suas histórias.
E você? O que acha desses personagens? Gosta de algum? Não gosta? Qual personagem você acha que merecia mais reconhecimento? Comente aqui.
Lendo esse post fui pensar nos meus coadjuvantes favoritos, existem até uns que são melhor escritos do que os protagonistas.
ResponderExcluirTô aqui tentando lembrar, agora não me vem nenhum a cabeça. Mas em A Seleção eu fiquei dividida, tinha momentos que preferia Maxon outros Aspen, foi uma guerra, no entanto, aceitei o final.
Menina não lembro quem era a Lara nesse livro do John Green, de jeito nenhum, fiquei frustrada!
Depois de Você, ainda não li, então pulei rsrs Assim como A Herdeira. Basta uma informação pra eu achar que vai estragar minha leitura.
Mas sabe o que me irrita? Aqueles finais muxoxos para esse tipo de personagem, me deixa triste, tem personagem que merecia mais na estória, sabe.
Eu nunca vou me conformar, por exemplo, com o final que o personagem Nikolai teve em Ruína e Ascensão da Leigh Bardugo, mano fiquei extremamente chateada, juro. Chorei de raiva hahahahah Dá vontade de estapear a escritora, enfim esse livro é cheio de reclamação minha, dexa pra lá!
Nossa, lembrei de tudo agora e fiquei chati msm.
xero rs
http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br
Pelo menos comigo, muitos coadjuvantes são melhores que os protagonistas e eu amo eles.
ExcluirEu também aceitei o final de A Seleção, não que eu goste dele, mas, não só pelo relacionamento, Aspen poderia ter tido mais espaço na história.
Eu amo a Lara, espero que você possa se lembrar dela.
Com certeza, muitos personagens mereciam bem mais do que realmente têm na história.
Não li estes livros que você citou, mas sei o que é a vontade de brigar com o escritor por não dar um final digno ao meu personagem favorito.
ADOREI seu comentário,
Beijos,
Magia é Sonhar
Olá, adorei sua postagem e super concordo, tem mesmo muitos personagens secundários que na maioria das vezes não são reconhecidos e nem mesmo lembrados. Eu penso que um bom livro é aquele que desenvolve bem todos os personagens, ou seja, mesmo que a narrativa mostre um ponto de vista específico, você pode perceber que os outros personagens não estão ali apenas para "preencher espaço". haha
ResponderExcluirNunca li A Seleção, tenho um livro aqui que é de contos relacionados a essa série literária, mas ainda pretendo ler para conhecer.
Abraço,
Lerissa :)
Blog No Matter What
Olá! Fico feliz que tenha gostado do post. Também, assim como você, acredito que um bom livro é aquele que consegue desenvolver todos os personagens e é melhor ainda quando o público consegue reconhecer a importância de cada personagem.
ExcluirLeia A Seleção sim, mesmo que eu não ache que a série seja bom em tudo, tem muito coisa interessante nela.
Beijos.
Oi Gabi, às vezes o coadjuvante é mais simpático que o protagonista! Concordo que Aspen merecia mais destaque e reconhecimento <3
ResponderExcluirBJs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Mi!
ExcluirCom certeza, em muitos livros, os coadjuvantes acabam sendo melhores que os protagonistas.
Aspen foi muito injustiçado na série e também pelo público :(
Beijos,
Magia é Sonhar
Oi Gabi,
ResponderExcluirA Lily de 'Depois de Você' eu super concordo, agora a Eadlyn... Essa menina não me desce. Como eu a odeio! HAHAHAHAHAHAH Ela estragou a série toda para mim! :(
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br
Oi, Alessandra!
ExcluirFico feliz que você tenha gostado da Lily também e concorde comigo.
Bom, ninguém agrada todo mundo, então, tudo bem você não gostar da Eadlyn. Eu amo ela, vai entender, né?
Beijos,
Magia é Sonhar
Oii Gaby, desses livros que vc citou eu só li quem é você Alasca? E concordo com você a Lara merecia mais reconhecimento mesmo.
ResponderExcluir-beijos, Carol!
http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br
Oi, Carol!
ExcluirFico feliz em ver mais alguém também acha que a Lara merecia mais reconhecimento, é uma personagem tão maravilhosa.
Beijos.