3 DICAS PARA BLOGUEIROS INICIANTES

em 24 de fevereiro de 2019

Ter um blog, muitas vezes não é como a maioria pensa e pode ser difícil entender como o "mundo da blogosfera" funciona, por isso, separamos três dicas importantes que todo blogueiro – literário ou não – precisa saber e ter em mente.

CRIE O SEU CONTEÚDO! DÊ A SUA CARA PARA O SEU TRABALHO

Pode parecer bobo e é óbvio que todo mundo sabe que plágio, além de ser crime, não valoriza o seu trabalho porque hoje em dia é muito fácil saber se algo é cópia ou não. Então, de verdade, não copie. Você pode sim buscar inspirações e procurar conhecer outros blogs do seu nicho, mas crie da sua maneira. Edite da forma que você acha melhor. Tenha o seu estilo de postagem, de resenha, dê a sua opinião. Isso faz total diferença. 
Dar a sua cara para o seu trabalho, o torna único no meio de tantas coisas iguais e, assim, você se destaca. As pessoas vão se identificar e ver que o seu trabalho é algo totalmente seu e, isso, vai torná-lo diferente dos demais.
Já conhece o nosso canal no Youtube? Nos acompanhe na outra plataforma também! INSCREVA-SE!!

RECONHECIMENTO VEM COM O TEMPO

Outra dica que parece óbvia para muitos blogueiros que já tem experiência, mas que pode ser um fator importante para os iniciantes: ter reconhecimento leva tempo. Talvez o blog que você acompanhe e que te inspirou a criar o seu seja grande e tenha milhares de visualizações, mas saiba que isso não aconteceu do dia para a noite. Levou tempo para chegar aquele nível e vai levar tempo para você também.
O que mais vemos é pessoas desistindo logo no início porque não foi como imaginou, não teve os números que imaginava ou não conseguiu as parcerias que desejava e é por isso que é necessário ter isso em mente. Talvez no início seja difícil e você crie conteúdo para poucas pessoas, mas saiba que com o tempo, o reconhecimento vai chegar.

DEDIQUE-SE! TER UM BLOG DE SUCESSO VAI EXIGIR ESFORÇO

Por mais que muitos imaginem que ter um blog seja algo fácil, não é. Exige sim dedicação e esforço e, se você não estiver realmente querendo isso, vai se frustar e desistir. 
Como falamos que reconhecimento vem com o tempo, isso só acontece se você trabalhar para que exista esse reconhecimento desejado. Ter ideias, nem precisando ser muito criativo, não é fácil. Exige trabalho e exige tempo para você conhecer o que o seu nicho quer ler. Mesmo depois que você tem a ideia, desenvolvê-la exige esforço. Não é só sentar e escrever, tudo leva tempo e você não pode simplesmente fazer uma postagem por mês, novamente, vai precisar de dedicação e de uma atualização mais constante.
Citando eu mesma como exemplo, nos últimos meses, acabei deixando o blog de lado por causa de outras coisas e isso fez os meus números cair e muito do meu público ir embora. Agora, que estou voltando, além de precisar trabalhar para voltar ao que era, preciso trabalhar para crescer ainda mais e isso exige dedicação.
Como eu disse, essas 3 dicas parecem bobas, mas são cruciais para entendermos como manter um blog, principalmente para iniciantes que podem estar entrando em algo que não é como imaginam. Se de alguma forma este post te ajudou, compartilhe-o para ajudar outros blogueiros assim como você e comente aqui uma dica sua para outros blogueiros.

10 comentários:

  1. Oi, Gabi!
    Pode ter certeza que segui essas dicas e muitas outras!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi!
    São boas dicas e não tão óbvias pra todo mundo, inclusive já fui plagiada por blogueiros iniciantes.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Muito boa as dicas. Não é fácil ter blog, exige bastante e tem que ter dedicação.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Dicas valiosas para quem tem um blog ou quer ter, ter um site é um processo demorado e que exige muito esforço. Mas que sem dúvida, vale muito a pena!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gabs
    Essas dicas são essenciais para os blogs, ainda mais agora que muita gente acha que ser blogueira é só postar foto no insta e sair lucrando. Tem que ter dedicação e muita força de vontade. Amei!
    Beijo

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi.
    Adorei as dicas! Realmente ter um blog ou melhor manter um blog não é nada fácil.
    No meu caso o mais difícil no momento é manter uma rotina que postagens constantes, com uma filha pequena minha prioridade é ela e acabo não fazendo ou liberando tantos posts como gostaria. Mas enfim a vida é assim né.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gabi

    A quantidade de conteúdo plagiado ultimamente está assustadora, principalmente no Instagram. Participo de muitos grupos de blogueiros e vira e mexe alguém posta uma publicação pedindo ajuda pra denunciar.
    Outra coisa é essa questão de saber esperar. Passamos recentemente pelo período de inscrição em parcerias e o que eu vi de reclamação... e quando bate a curiosidade vou olhar e é perfil criado há pouco tempo que reclama em sua grande maioria.
    As pessoas estão muito imediatistas e muitas delas entram nesse mundo pelos motivos errados, essa é a verdade.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Gabi.
    Essas dicas parecem tão simples para quem já está na estrada a bastante tempo, mas para quem está inciando é essencial ter essas três coisas em mente. Ultimamente estou vendo tantas postagens do povo denunciando plágio. É triste isso porque a gente se dedica tanto e vem outro e copia o que está pronto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Dicas maravilhosas.
    É difícil encontrar seu espaço.
    Bom feriado!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  10. Estou iniciando agora e realmente é difícil. Suas dicas vão me ajudar com certeza.
    https://sobreavidasm.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir



Topo