Quem nunca quis ter uma amizade como a de alguns personagens literários?
Aquele amigo que está sempre ao seu lado e te faz rir, te ajuda e se torna tão importante quanto sua família ou até mais é esse tipo de amigo que desejamos e que muitas vezes vemos nos livros.Por isso hoje trouxemos relações de amizades que roubam a cena nos livros e ganham o coração do leitor, fazendo com que a gente deseje fazer parte dessas relações e já posso dizer, algumas delas são bem surpreendentes.
BRUNO E SHMUEL | O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - JOHN BOYNE
É claro que este post deveria começar com este livro e falando desta amizade que deve ser uma das melhores da literatura dos últimos tempos.
Todos já devem conhecer e provavelmente já se emocionaram com a história dessas crianças que se conectam quando o mundo em Guerra os colocam em lados opostos. Sem realmente saberem o que acontece, eles não tem noção da crueldade humana e do que está acontecendo em plena Segunda Guerra Mundial.
Uma amizade separada por uma cerca mostra que a criança não é ruim, a criança não é capaz de matar e ela não é preconceituosa, provando que ninguém nasce sendo ruim e que o adulto é quem é capaz de colocar o mundo em guerra, seja por dinheiro, preconceito ou ambos. Comovente e brutal, Bruno e Shmuel mostram a verdadeira amizade sem preconceitos, sem divergências, apenas cumplicidade e inocência.
Asa Butterfield e Jack Scanlon interpretaram, respectivamente, Bruno e Shmuel na adaptação cinematográfica. |
AMERICA E MARLEE | A SELEÇÃO – KIERA CASS
Ultimamente A Seleção tem aparecido muito por aqui, mas, quando falamos de relações de amizade é impossível não citar este livro que trabalha tão bem na relação entre a America e a Marlee.
Duas personagens com grandes histórias e que juntas estão perante a toda sociedade na grande seleção e ao contrário de muitas que se veem como inimigas, elas logo se juntam, mostrando que antes de um príncipe, vinham elas e o que era importante para cada uma.
A relação entre a Marlee e a America se desenvolve ao decorrer de todos os livros, nem sempre com o mesmo impacto, mas, ainda assim, com a mesma importância. Ambas crescem e é muito maravilhoso ver como elas ainda continuam ali, uma pela outra.
"Toda garota precisa brilhar de vez em quando."
AZA E DAISY | TARTARUGAS ATÉ LÁ EMBAIXO – JOHN GREEN
Pensando de imediato, talvez você não veja a relação da Aza e da Daisy como a melhor, contudo, se analisarmos, conseguimos ver isso.
Em todos os momentos importantes, elas estão juntas. Decidem procurar pelo empresário juntas. Estão pensando na faculdade juntas. Estão vivendo os momentos importantes juntas. E quando vemos o momento em que a Daisy explode com a Aza, percebemos que uma só quer ser importante para a outra. Por mais que não pareça, não são do mesmo mundo, mas estão juntas. A Daisy está com a Aza mesmo quando não consegue entender o que está acontecendo, ela ainda está lá e isso é importante. Aza mesmo com suas dificuldades em se desligar de si mesma, ainda pensa na amiga e em compartilhar tudo com ela, é a primeira pessoa a quem recorre. Então, ao analisarmos vemos que talvez discretamente, a relação delas é bem desenvolvida mostrando um belo exemplo de amizade verdadeira.
"Você é uma pessoa de verdade tanto quanto qualquer outra, e suas dúvidas a tornam ainda mais real, não menos."
NAHYA E LAYER | O SENHOR DA LUZ – GRACIELE RUIZ
Se você já leu este livro pode estar me questionando já que Layer é um dragão, mas, você também pode já ter compreendido o que quero dizer.Quando planejei este post, a Nahya e o Layer foram os primeiros em quem pensei. Sendo dois personagens que ganham muito destaque na história, ambos ganham o leitor e a relação entre eles é de fazer qualquer um sorrir.
Nahya tem o dom de controlar o fogo e é realmente uma guerreira, que está disposta a lutar e se sacrificar, sendo que tem uma ligação muito forte com seu dragão Layer. Mostrando o quanto a autora consegue trabalhar com a fantasia, a relação entre a guerreira e o dragão é capaz de fazer qualquer leitor se encantar com a história, com o mundo e com os personagens que ela desenvolve. Nahya e Layer é melhor amizade da literatura e mostra tanto amor e entrega que nos faz querer ser amigo deles.
"Os fantasmas do passado ainda avassalavam sua mente, deixando seus olhos embaçados constantemente e enchendo seu pensamento de tristeza, mas ela não poderia fraquejar ou desistir. Não poderia voltar."
Mais uma vez a literatura prova a sua capacidade de conseguir trazer em qualquer gênero, o melhor de todas as relações, de todas as emoções e de todos os sentimentos.
Você provavelmente já amou alguma relação de amizade da literatura e se quiser compartilhar com outros leitores, é só deixar aqui nos comentários.
Só li a seleção e o menino do pijama listrado e ambas as amizades são uma das minhas favoritas!
ResponderExcluirChorei muito com a inocente amizade de Bruno e Shmuel!
America é uma das minhas personagens favoritas, e ela junto com Marlee são ótimas.
Não li os outros dois livros ainda, mas estão na minha listinha!
beijinhos
She is a Bookaholic
Oiie, tudo bem?
ResponderExcluirEssas amizades são lindas!!!
Uma amizade linda que encontrei em um livro foi a do Calebe e da Madú do livro "100 dias na Terra". ♥
Beijuu,
Keth ♥
Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br
<3 E que amizade! rsrsrs Obrigada por lembrar do 100 dias na Terra <3. Um beijo!
ExcluirGosto muito dos personagens de O menino do pijama listrado, realmente é uma amizade linda.
ResponderExcluirAbraços,
Naty
http://www.revelandosentimentos.com.br
Oi!! Adorei o post, realmente queria amizades como essas. É linda e ao mesmo tempo triste a história de o menino do pijama listrado e a seleção é muito fofo. Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Adorei seu post!
ResponderExcluirAmizade seja na vida real ou nos livros é sempre algo que nos motiva, emociona e nos deixa encantados. Achei muito legal suas escolhas, mesmo não tendo lido nenhum dos livros citados. A Seleção está na minha longa lista de desejados. Estou sempre à espera que saia um box e com precinho legal.
Beijokas
www.docesletras.com.br
Olá, Gabi.
ResponderExcluirO menino do pijama listrado é uma excelente referencia em amizade. E ainda é uma amizade entre inocentes. É muito linda. Uma amizade que gosto muito é a do Frodo e do Sam de O Senhor dos Anéis. E a do trio Hermione, Harry e Rony hehe.
Prefácio
O menino do pijama listrado ❤ já choro só de lembrar!
ResponderExcluirAmérica e Marlee são aquele tipo de amizade pra vida toda né?
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Oi, Gabi!
ResponderExcluirDessas amizades, eu só conheço a de A Seleção.
Uma amizade maravilhosa é a da Lisa e Rose, de Vampire Academy.
Beijos
Balaio de Babados
Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos
Oi Gabi, tudo bem? Amizade é um tema muito bacana na literatura! Da sua lista eu só li A seleção e adoro a relação da Marlee com a America!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante